por Dani Duarte

13 de dezembro de 2007


Enfim um pouco de esperança para este Brasil que a gente achava que não tinha mais jeito... Ontem assistindo ao debate da votação para a prorrogação da CPMF, não me espantei em nada com o nível de apelações feitas para que esta fosse mantida. Primeiro foi a carta do Nosso Presidente prometendo que toda a arrecadação seria destinada à saúde do país. Saúde e educação? Que papo é este? A CPMF existe a mais de dez anos e estes bilhões arrecadados até hoje foram parar aonde? Por que só agora, mais especificamente, no dia da votação o Excelentíssimo Presidente tomou esta importante decisão? Na minha opinião, esta foi a maior de todas as apelações. Mas tiveram senadores que imploraram quase que de joelhos para que a oposição mudasse seu voto... Um certo senador até “clamou” pelos estados brasileiros e pelo povo que seria o mais prejudicado com a ausência desta sigla milhonária. Mais prejudicados do que já estão, pagando durante onze anos um imposto que só serviu para que os nossos ilustres políticos tivessem vida de Rei... Não acredito que a situação poderia piorar... Nesta sessão deu de tudo, foram citados nomes famosos como Robin Hood e dizeres populares como a tão falada frase de Raul Seixas “eu prefiro ser uma metamorfose ambulante”, definitivamente o circo estava armado e o picadeiro cheio de palhaços contando suas mentiras... Mas algumas personagens desta história, resolveram fazer história! A estes eu chamo de políticos, a estes eu chamo de exemplos e nestes eu deposito minha esperança! Portanto, termino este texto com a famosa frase de JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA:”... Ó pátira amada, idolatrada, salve, salve! Pois esta sim precisa de saúde, esta sim precisa ser salva!!!

4 de dezembro de 2007

O que é felicidade?

Depois de muito tempo voltei a sentir. Saí do coma emocional. A cirurgia foi demorada mas estou com um coração novo. Deixei a casa da paixão desvairada, tranquei a porta e joguei a chave fora. Meu mundo que estava fechado pra reforma, agora está voltando a se abrir. Mas primeiro abro as janelas, preciso dar uma espiada no que está ao lado de fora. É como aprender novamente a andar, falar, ouvir. A respiração está tomando fôlego e meus olhos voltaram a se interessar. Estou enxergando as cores novamente. Nossa, como tudo parece estar diferente! Nada melhor que se olhar no espelho e voltar a enxergar você! É assim que me sinto hoje. Me despi daquelas velhas roupas de passado e descalcei os sapatos que me levaram por caminhos onde haviam mais tristezas do que alegrias. Voltei a me vestir de mim. Me vejo em todos os olhares. Me sinto mais bonita, mais leve, mais alegre. Voltei a ter um sono tranqüilo. Me lembro de todos os sonhos e esqueço os pesadelos. Não vou mais tampar o sol com aquela peneira furada que deixava os raios me queimar a alma. A calma é o segredo do sucesso, principalmente quando se trata de sentimento, de curar a doença, de fechar a ferida! Tudo com pressa é mal feito, dá errado, machuca mais e a dor é dobrada. Vivia procurando ser feliz em novos contos, em novas histórias, novas poesias. Algumas vezes tentava modificar o velho remendando frases, palavras na esperança de que a felicidade estivesse ali.... Eu mudei, agora quero que ela me procure e me ache onde quer que eu esteja. Mas se porventura ela não me encontrar, não importa, guardarei os retalhos dos contos, das histórias e das poesias com sabores variados e emoções inexplicáveis que fazem a vida realmente valer a pena! Será que isto não é felicidade???




"Como dizia o poeta Quem já passou por essa vida e não viveu. Pode ser mais, mas sabe menos do que eu. Porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu. Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não..." (Vinicius de Moraes)