por Dani Duarte

3 de maio de 2011

Mudar por alguém é válido??

Quando a gente ama, somo capazes de fazer qualquer coisa pelo outro. Mudamos o jeito de vestir, de falar. Mudamos até de amigos para satisfazermos quem amamos. Deixamos de ser quem somos para ser quem o outro quer que sejamos. É assim, certo? Errado, muito errado. Mudar por alguém não pode existir no nosso vocabulário. Mudar por nós, para sermos melhores para o outro, aí sim!
Algumas vezes, quando um namoro se inicia e a pessoa, com jeitinho resolve mudar tudo em você, essa pessoa ou é mega manipuladora ou escolheu você para realizar suas experiências antropológicas. Ter vergonha de quem esta se relacionando não dá o direito de mudar completamente o jeito deste alguém. Querer que uma pessoa seja exatamente como você deseja é muito perigoso pois mais tarde podem haver cobranças que poderão acabar com o relacionamento.
Um leitor me escreveu a pouco tempo um texto que me tocou muito. Em algum momento da minha vida, me vi naquela história. Já mudei por alguém sim, a ponto de não me reconhecer por um bom tempo. Isto não me fez nada bem. Foi difícil reconhecer que eu estava vivendo a vida de outra pessoa, que tinha abandonado a minha própria vida, meus costumes, minhas idéias, minhas verdades... Perdi minha identidade... O fato foi que com alguns anos ele deixou de me amar. Óbvio, a gente se apaixona pelas diferenças do outro, pelo que o outro nos acrescentará, pela eterna novidade que o outro nos proporcionará... Deixar de lado o que somos para assumirmos o que o outro é significa deixar de nos amar e consequentemente deixar de sermos amados, grande erro!!! As pessoas tem que nos amar e nos aceitar como realmente somos...

Mudar por alguém só é válido quando esse alguém somos nós mesmos, só assim seremos dignos de admiração e seremos sempre amados, muito amados!!!





Dani Duarte

2 comentários:

Luciana Amaral disse...

Gosto muito dos seus textos!!! Estava com saudade!!

Anônimo disse...

Oi esse texto me ajudou muito estou passando por um momento muito difícil. Você tem umas ideias muito boas viu, estou exatamente no momento em que não sei nem mais quem sou e do que eu gosto, não sei de como gosto de me vestir realmente não sei o que fazer porque inconscientemente tudo que eu faço é pensando se meu namorado vai gostar, estou muito triste por que perdi minha personalidade e ele acabou não me enxergando mais, ele simplesmente não se sente interessado por mim e por minhas ideias, como se tivesse perdido a graça, não sei como sair desse ciclo vicioso de querer mudar até a cor do meu cabelo pra agradar ou pra chamar a atenção dele.